Meu Twitter: TORAHTWITT

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UNIDADES BÍBLICAS ANTIGAS - O TALENTO, ONTEM E HOJE

(NOTA: ESSE ARTIGO AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO)

Os povos usam diferentes unidades para medir coisas como a altura de alguém, o decorrer do tempo, o peso da carne, etc. Toda unidade tem como referência um determinado padrão. Para obter a equivalência entre os sistemas de medidas, existem as conversões apropriadas entre as unidades. Por exemplo, um sistema amplamente difundido é o Sistema Internacional de Unidades: o MKS: metro, kilograma, segundo, são as unidades de comprimento, massa e tempo, respectivamente. O CGS é outro sistema: centímetro, grama, segundo. Uma conversão de um para outro é: para o kg: 1kg = 1000g. Etc. As conversões são fundamentais, pois teríamos resultados completamente errados se misturássemos esses números de unidades diferentes numa fórmula, sem a devida equivalência. As medidas devem estar sempre no mesmo sistema de unidades. Mas o que isso tem a ver com a Bíblia? ou melhor, com as traduções dela das linguas originais, hebraico e posteriormente grego?

Algumas traduções mais recentes da Bíblia, certamente para que se tenha uma idéia mais próxima das dimensões envolvidas nas medidas, têm colocado dentro do texto não a palavra original da unidade de medida, mas uma conversão para o sistema MKS, embora tenham usado notas marginais especificando o termo original (isto é, se tirar essas notas...não se saberá do que de fato, o texto fala). Mais uma questão surge então, se compararmos traduções diferentes, um problema de matemática (para começar). Vamos ver? Seja Êxodo 25:39: a especificação da quantidade de ouro que deveria ser usada para fazer a Menorah, o candelabro do templo, uma peça inteiriça de ouro puro:

"Com trinta e cinco quilos de ouro puro faça o candelabro e todos esses utensílios".(Nova Versão Internacional, NVI).

"A Menorah e seus utensílios devem ser feitos de 30 quilos de ouro puro".
(Bíblia Judaica Completa, BJC).

Uaiiii!!! tá faltando 5kg na BJC ou excedendo 5kg na outra? é que não é isso que a Bíblia disse, exatamente! ela disse, bem exatamente, 1 talento de ouro, como você pode conferir em qualquer tradução que não fez uma conversão dentro do texto original: a unidade é chamada talento, unidade máxima para peso. O que você acha, 5kg - de ouro - faz alguma diferença?

E de onde veio essa diferença? basicamente, é que não se sabe a equivalência de fato, de 1 talento para a unidade kg. Não é uma coisa simples de saber até o dia de hoje, há uma dependência de descobertas arqueológicas. O que existem, são valores aproximados segundo algum critério. Muitas Bíblias trazem como apêndice uma tabela de unidades, ou em notas no texto, e você, se nunca reparou, pode ver prestar atenção como variam. E será que isso é importante?

Vejamos alguns valores tabelados em algumas Bíblias. 1 talento = y kg, sendo o valor de y:
Bíblia de Jerusalém (1985):                                                            34, 272;
Bíblia de Estudo vida, Bíblia de Estudo Pentecostal,
           Bíblia de Genebra: (cerca de)                                             34;
Bíblia Anotada:                                                                                34,2;
Bíblia Ave Maria (Edição claretiana, 2009):                                 36;
Torah, A Lei de Moisés (Ed. Sefer):                                              43,659
Torah Viva (Ed. Maayanot):                                                           68,4
Bíblia de Estudo Scofield (Diferencia talento comum e talento Real)                                                                                                  34 o Comum, 45-68 o Real.

Dentre as muitas dezenas de Bíblias que verifiquei, a Almeida Século 21(Ed. Hagnos, 2008) é a única que explica minuciosamente os sistemas métricos antigos com um verdadeiro tratado, excelente, uma ótima referência se quer saber sobre metrologia (ciência das medidas) antiga. Mas parece-me que a tabela apresentada para o talento, contém um erro, possivelmente uma omissão gráfica que transformou kg em g: apresenta 1 talento forte = 43,80 g e 1 talento fraco = 21,90 g. Está confuso para calcular; quem sabe esteja diferente em edições posteriores.

A tabela que achei mais completa, foi a de Scofield. De modo geral, a esmagadora maioria nem apresenta uma tabela; pouquíssimas mencionam "cerca de", indicando ao leitor que é uma aproximação, e menos ainda, que havia pelo menos 2 talentos; e exceto na Torah Viva, não encontrei em nenhuma a fonte de onde retirou o valor. Como minha intenção não era fazer um tratado sobre o assunto, não me ative a nominar todas as referências pesquisadas nem ir mais profundo. Cito aqui exemplos mais que suficientes para mostrar que há valores diferentes apresentados- isso, as que apresentam alguma tabela, pois muitas edições apresentam de tudo, menos uma explicação mínima disso. Posso afirmar que essa valoração foi tratada como coisa sem muita importância pelos estudiosos bíblicos e a esmagadora maioria dos leitores, nunca se deram conta da riqueza cultural contida nesse contexto. O que dizer então, da riqueza espiritual, do entendimento mais profundo? Deus daria medidas por acaso? sei que não. O que podemos aprender com elas? avançaríamos como humanidade?

Discutindo se saber o valor de um talento é importante ou não, lembremos que a Menorah era para ter 1 talento-  e YHWH deu ênfase ao CUIDADO PARA FAZER CONFORME ORDENADO. Bem mais tarde, vemos que a coroa de Davi era de um talento de ouro- bom, não é impossível, mas acho esquisito alguém andar com aproximadamente 70 kg sobre a cabeça. Então, o peso da Menorah possivelmente não era de aprox. 70 kg, mas entre 30-35 kg. E esse valor teria importância? estou convicta que sim, que se deve buscar aprimorá-los; embora eu não saiba a razão, mas esses números me lembram o ministério de Jesus, o Messias, que disse: EU SOU A LUZ DO MUNDO. Como Cordeiro de Deus, o cumprimento para o sacrifício pascal e outras profecias, foi exato, sendo Ele sacrificado na Páscoa. Em cada detalhe, Ele está revelando mais coisas. Só com nosso esforço, será que vamos descobrir?

Uma outra observação, é que adulterar padrões dos pesos era uma prática que havia na (desde a...) época antiga. Houve uma época em que havia mesmo um talento usado pelo povo, mas na hora de pagar os impostos, era outro talento.YHWH deixou muito claro, como Ele ODEIA balanças desonestas. O Templo de YHWH tinha uma medida padrão, o siclo padrão do santuário. O siclo é o peso básico. Convenciona-se 1 talento como 3000 siclos. O padrão do Templo, lembra-me que o padrão para nós, nosso sistema de referências, está na Casa de YHWH. Bem depois, o rabino apostólico Paulo nos revela que nós, no futuro, julgaremos o mundo. 1 Coríntios 6:2.

(Continua, mas por ora, se quiser você pode brincar com esse programa online que faz conversões de muitas unidades bíblicas antigas, para o equivalente em várias outras unidades. Com o que você viu, sabe que a conversão foi baseada em um valor que não é uma unanimidade.
                                 http://www.unitconversion.org/unit_converter/weight.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário