Meu Twitter: TORAHTWITT

domingo, 9 de agosto de 2020

VIVALDO LOPES: MEU PAI, MEU HERÓI

 VIVALDO LOPES, MEU PAI, MEU HERÓI

Por: Vivian Cristina de Almeida Lopes


Vivaldo Lopes, meu pai. 
                                                                 Vivaldo Lopes, meu pai. 
                                                https://www.palcomp3.com.br/vivaldolopes/


Meu pai vem de uma família de judeus da península ibérica que se estabeleceu na Bahia e fizeram história no Rio de Janeiro. Por fim numa história incrível e maravilhosa, ele nasceu na cidade de Guiratinga, no Mato Grosso, que ele amou profundamente. 

Foi um filho completamente exemplar. Muito inteligente e criativo, estou certa que bem além do comum, ainda pequenino criou um cinema em sua casa onde as crianças da cidade pagavam para assistir aos filminhos. Tinha uma letra linda, e seu pai inclusive era caligrafo. Desenhava super bem, mas que eu saiba, não foi fundo nesse dom. Era louco por futebol, inclusive foi jogador profissional por um tempo em Cuiabá, mas também que eu saiba, não quis seguir carreira e foi sempre, um magnífico jogador "amador", exímio cabeceador. Seu jogo com os amigos todos os dias era sagrado. E esses amigos também são dignos de nota, porque só vi meu pai andar com gente decente, gente boa na vida. Era bastante amigo dos filhos do Sr. Sebastião da madeireira, todos futebolistas entusiasmadíssimos como ele: Tão, Gê, Artur...todos uns grandões. O Gê era crente como nós, da mesma denominação, e ele e sua esposa Dalila foram muito importantes para mim, tendo sido meus conselheiros na adolescência, uma continuação da amizade do meu pai desde que papai era solteiro. Aliás, papai conheceu o amor da vida dele na igreja, tendo sido ele o primeiro da sua família a se tornar protestante. Eles se casaram e foi assim que eu nasci. 

Por falar em casamento, um dia meu pai me disse que quando ele foi se casar, pediu para Deus que lhe desse a condição de sustentar sua família, que nunca lhe deixasse faltar nada. Foi um pacto com Deus. A vida do meu pai foi o resultado da sua oração, da mão de um Deus fiel. Dei esse testemunho no sepultamento do meu pai, algo que sou testemunha. Nunca, jamais, nos faltou nada. Deus sempre foi fiel! E esse filho de Israel, um homem com a cabeça no lugar, sempre muito ponderado e comedido, partiu deixando a sua casa em ordem, sem a menor dor de cabeça para nós. Até o dinheiro das contas do mês seguinte estavam reservados na conta dele. Uma responsabilidade, uma atenção, um cuidado...meu querido pai! 

O Altissimo deu ao meu pai uma voz prodigiosa. Ele fez bom uso dela em toda a sua vida, seja no início da sua vida profissional, como locutor de rádio, mas principalmente como coralista. Jamais vi meu pai reclamar de ir a ensaios: pelo contrário, cresci indo com ele nos mesmos, vendo a alegria dele, sempre, em fazer isso. Ele também era solista, seja na adoração no Templo ou no culto nas casas. Sempre foi assim, desde novinho! E quando ele tinha 69 anos, gravou um CD que ficou realmente lindo, bem profissional, com um repertório de hinos sacros clássicos que ele mesmo escolheu, e dentre essas músicas está " Sombras", que eu o via cantar desde pequenininha, lendo a letra numa única folha de papel tão gasto, que a poucos dias brinquei com ele que era um papiro encontrado em Qumram, e ele disse: " e estava dentro de um jarro de barro!" :). Aliás, ele era um piadista, e a maioria do que ele mandava para o meu Whatsup eram mensagens divertidas. 

Meu pai me disse desde muito tenra, que quando eu nasci estava uma chuva daquelas e ele saiu dançando na chuva muito feliz porque havia nascido uma menina. Quando eu estava assistindo a algum campeonato dele, ele gritava para mim que iria marcar um gol para mim. E fazia logo, logo, e dizia: "para você!". E quando eu participava de campeonatos na escola, de velocípede, meus pais estavam lá torcendo animados. Sempre presentes, sempre, sempre. 

Lembro do meu pai dizendo: " o que vou deixar para vocês é o estudo. Com o estudo vocês conseguirão o restante".  Na família que meu paizinho formou com a graça do Eterno, ninguém teve problemas para estudar. Estudo era uma prioridade, brincar só depois. Ah, lembro de um dia uma professora elogiar meu pai para a sala toda, porque ela viu meu pai levando as filhas para a escola, descendo do carro e abrindo a porta do mesmo para nós. Sim, meu pai fazia isso, ele era um cavalheiro. Só que até então eu nunca havia reparado! Achava que era assim que todos faziam. Meu pai era assim dentro de casa, sempre gentil, e também fora com as outras pessoas. Sou testemunha. E também com os menos favorecidos, que além dele tratar com muito respeito, fazia questão de oferecer carona, de fazer favores, e de doar para os pobres.

Quando fui defender meu mestrado em Astrofísica no INPE em São José dos Campos, meu pai compareceu, mais um dos sacrifícios que ele fez em sua vida. Eu não tinha feito nenhum treino para a defesa, aliás, acordei 5 da manhã para só então preparar a defesa que seria as 14h! Após almoçar com meu pai no INPE, ele pediu que eu fizesse a defesa para ele. Só ele, eu e Deus, obviamente, na sala de defesa. Esse foi meu único exercício, e ao final ele me fez uma recomendação. Se não fosse isso eu estou certa que eu incorreria num fracasso, mas ao contrário, eu fui aprovada com a nota máxima, sem nem uma vírgula a ser mexida na tese. Foi tudo filmado, auditório totalmente lotado, o que não é muito comum numa defesa de tese. Meu pai esteve presente, indo me levar quando sai para estudar fora, ligando toda semana sem falta e me falando palavras carinhosas, participando ele e minha mãe, com seus conselhos, orações e mais, das minhas lutas monstruosas com feras terríveis e invejosas que muitos não fazem ideia que existam. Em muitos aspectos meu orientador João Steiner também foi como um pai para mim.

Dentre outros fatos tão marcantes do meu querido pai, foi tanto quando passei no exame para Oficial do Exército, como numa situação lá dentro. Meu pai, atirador de elite do Exército,  me deu uma reprimenda antes de qualquer coisa, antes de pisar os pés lá,  para eu obedecer aos superiores. Ele era um militar completamente apaixonado pela caserna! Guardei no coração suas palavras fortes e em chamas. Muito tempo depois, estive em uma situação delicada lá e em meu coração resolvi que naquela manhã eu iria desistir do oficialato. Sem saber de nada, meu pai bateu na porta do meu quarto enquanto eu ainda estava na cama, e disse: " vá falar com o Comandante!". Porque meu pai me deu essa ordem, eu obedeci. O comandante me recebeu e mal comecei a expor o caso com documentos comprobatórios, ele mandou chamar um certo Major e detonou o cara na minha frente, e ordenou providências. Ah se eu pudesse contar! Graças ao Eterno que foi na minha frente, Ele Quem E A Verdade, e ao meu pai, usado pelo Eterno. Eu não via nenhuma saída, mas Deus E A Porta, O Caminho e havia cuidado de tudo. Quando acordei, Ele apenas me disse o que eu devia fazer! Mas se eu não tivesse obedecido ao meu pai, a história seria outra. 

Meu pai foi um homem de verdade, honrado, de caráter. JAMAIS meu paizinho fez qualquer gesto ou ato de violência contra minha mãe (lembra que eu disse que ele foi um bom filho?). JAMAIS o vi bêbado, "um pouquinho" que fosse, ou seja, com a mente fora de controle. JAMAIS vi meu pai ou minha mãe, chegarem na porta de um vizinho e insultarem essa pessoa, como uma cambada de pessoas vis têm feito conosco. JAMAIS, em mais de trinta anos que meus pais moraram neste prédio, deram uma única buzinada que fosse, para afrontar alguém, como essas feras fizeram sem trégua ao chegar e sair daqui, dia, tarde, noite e madrugada, desrespeitando sem parar as normas estabelecidas de convivência sem que nenhuma punição lhes fosse aplicada. Vi meu pai com pneumonia levantando às pressas da cama de madrugada por causa de um bandido desses que chegou no prédio com som altíssimo. Mesmo quando a policia foi acionada a coisa continuou, num "para e volta". Como disse meu pai, " se fosse algum magnata já teriam tomado providências". Isso a anos atrás. Mas vi meu pai ter a pior hipoglicemia que presenciei, quase entrando em coma, como morto, na sala, alguns dias antes de partir para Deus, minutos depois de uma simplesmente asquerosa vir gritar embaixo da sacada, coisa que me deixou furiosa, mas ele disse: "esquece", porém a seguir passou mal. Mas de Deus ninguém pode escapar. Lembra-te de todas essas coisas, Senhor, Deus da Verdadeira Justiça. Aleluia! Esses são dias maus, mas O Nosso Deus É Bom e Justo Eternamente. A Ele a glória!

Meu pai partiu em paz, muito serenamente. Estava na verdade a cada dia mais bonito, apesar de doente, porque estava chegando mais perto de Deus. Como eu orava, fui atendida, O Eterno não deixou meu pai ficar sofrendo. Nas duas vezes que ele saiu para ir ao hospital porque estava com falta de ar, saiu andando altaneiramente (isso não é uma expressão poética, foi assim mesmo). Foi a pessoa mais disciplinada que já vi, de longe! Foi como que marchando. Na primeira vez, a bondade do Eterno o fez retornar para sua casa e família, atendendo as nossas orações, e na segunda vez a bondade do Eterno o fez retornar para o coração do Pai Nosso e família dos salvos. Ele foi dizendo que não queria ficar internado, e não ficou. Deitou serenamente no leito da emergência e para surpresa de todos, ele partiu dali mesmo, não deu entrada em nenhuma internação. Temos hora de entrar neste mundo e hora de sair e creio plenamente que O Eterno prolongou o máximo com meu pai para nós, e eu via os sinais do céu, que ele tinha que ir. Fico feliz de ter falado para ele tudo o que eu queria, a inspiração e exemplo que me fez admirá-lo tanto, ele que quando eu era criança vinha me embrulhar antes de dormir e contava uma estorinha, também agora (antes dele partir) disse a ele que o amava antes de eu ir dormir. Meu pai deixa uma esposa por quem ele foi toda a sua vida completamente apaixonado e disse que quanto mais o tempo passava, mais ele a amava; duas filhas na Terra, sendo que seu xodozinho Flávia, minha irmã caçula, está no Jardim do Senhor com ele e nossos queridos, aguardando a ressurreição dos justos pelo mérito do Rei dos reis e Senhor dos senhores, O Machiach de Israel, Jesus de Nazaré, Deus feito homem; três netos que ele curtiu bastante. Deixa excelentes exemplos, da resposta de Deus ao clamor de um homem que busca sinceramente a face do Altíssimo e jamais foi desamparado. Nunca vi meu pai desesperado! Ele e minha mãe passaram por momentos áridos nessa vida, mas sempre foram vitoriosos. Uma coisa que sempre me chamou a atenção, foi que os colegas de trabalho dos meus pais foram pessoas muito bacanas, tão próximos sempre nas festas de fim de ano, aniversários, comemorados na empresa e também nas casas, os filhos uns dos outros, e todos juntos nos clubes das empresas toda semana, etc., que na verdade eram como uma parte da familia! Eu cresci nesse ambiente, acho que isso não existe mais. Infelizmente. Mas eu sempre vou seguir os valores eternos do meu pai, custe o que custar, pois somente os que seguem o Caminho dos valores eternos se tornarão eternos, herdando a vida eterna de Deus.

Pai celestial, O Único Perfeito, obrigada pelo pai que o Senhor me deu. Através dele é que eu vim à existência. Desde cedo fui cercada do bem e aprendi o Caminho certo, O Único que vale à pena, o caminho estreito, o caminho dos sábios, que multiplica o bem. Mantenha-me em Ti para sempre! No Nome do Rei Yeshua, Meu Salvador, amém! 

BENDITA SEJA PARA SEMPRE A MEMÓRIA DO MEU PAI, VIVALDO LOPES, HOMEM DE BEM, HOMEM DE DEUS! 

O CD " Sublime Amor", do meu pai, ou o álbum digital enviado para e-mail, pode ser adquirido comigo através do endereço "ten ponto alopes arroba gmail ponto com". Ele fez questão de disponibilizar gratuitamente algumas faixas na internet: https://www.palcomp3.com.br/vivaldolopes/ . 



4 comentários:

  1. Que linda a estória do seu pai, amiga irmã Vivian. Deus continue abençoando sua louvável família.

    ResponderExcluir
  2. Puxa Vivian,que linda homenagem! Que legado maravilhoso seu pai deixou!Ele, sua mãe,você e a sua irmã Flávia sempre foram muito queridos para mim! Lhe admiro por ser uma pessoa esforçada, super inteligente e muito convicta do que crê. Que Deus a abençoe e lhe prospere na grande Obra que Ele lhe chamou, que é o ministério de ensino. Shalom

    ResponderExcluir